Pirro | 07 de Mar de 2018 - 10h03

Choque de cultura sergipana!

ea6127c1-8a07-4b76-b52e-4d16f5344ddc.JPG

Monumento será inaugurado no dia 17 de março


O historiador Luís Antônio Barreto, um dos maiores pesquisadores da cultura local, costumava dizer que o sergipano não tinha um sentimento de bairrismo muito aflorado porque não foi habituado a valorizar o que era daqui, preferindo encarar o que vinha de fora como o que realmente tinha relevância. Para ele, o fato de Sergipe demorar a ter uma universidade fez com que a intelectualidade do Estado fosse toda formada fora daqui, o que só contribuiu para o sentimento de falta de valorização das coisas da terra.
Antônio exaltava, contudo, que para que o sergipano pudesse se orgulhar da cultura local seria necessário fazê-la ser sentida e vivenciada diariamente. E é justamente isso que se conseguirá com a inauguração do chamado Largo da Gente Sergipana.
O Largo é uma instalação artística urbana formada por um píer que invade as águas do Rio Sergipe, na Avenida Ivo do Prado, no qual estarão instaladas imensas esculturas de oito figuras típicas dos folguedos populares sergipanos. A atração custou cerca de R$ 7 milhões, custeados pelo Governo do Estado junto com o Instituto Banese, e já fazia parte do projeto original do Museu da Gente Sergipana, que fica em frente. Ela deverá ser oficialmente inaugurada no dia 17 de março, aniversário de Aracaju.
Ali poderão ser contempladas as figuras típicas do bacamarteiro, do dançante de parafuso, da ciranda, os lambe-sujos, o boi do reisado, entre outros. Uma colorida e bem sacada forma de chamar a atenção da população para essas manifestações culturais, criando o sentimento de pertencimento e vivência da cultura de que Antônio Barreto falava.
O Largo será cultura viva, que incomoda, fere a paisagem, provoca e faz o cidadão comum procurar entendê-la. Por essa razão, não é exagero dizer que sua inauguração é o maior acontecimento cultural do ano. O monumento tem um aspecto didático, que é tentar ensinar a riqueza do folclore de Sergipe. Tomara que, no futuro, qualquer cidadão possa explicar aos turistas o que cada estátua representa, e que tenha orgulho da riqueza da cultura popular de seu Estado. Isso sim é o verdadeiro bairrismo do bem! Luís Antônio Barreto ficaria orgulhoso desses bonecos gigantes!
 
Ivo do Prado
 
Espera-se que, com a inauguração do Largo da Gente Sergipana, a Prefeitura de Aracaju finalmente reforme o calçadão da Avenida Ivo do Prado. Pois de nada adiantará ter uma nova atração turística no Centro com um local degradado em volta. O pavimento das calçadas nessa via ao longo do Rio Sergipe está cedendo em vários pontos, as luminárias não veem lâmpadas novas há anos e, em alguns pontos, as barras de proteção dos para-peitos foram arrancadas. Já passou da hora de uma obra no local!
 
Fora da realidade
 
“Ajudem Lula a ser candidato”, era esse o apelo que o ex-deputado federal Rogério Carvalho (PT) fazia em uma mensagem gravada tocada em um carro de som há uma semana na 13 de Julho. Enquanto o devaneio era repetido à exaustão pelas caixas de som, uma meia dúzia de militantes distribuía adesivos, com o mesmo desejo utópico impresso neles, aos motoristas que passavam no local. A que ponto chegou o PT? Virou uma mera fábrica de ilusões, alimentando algo que jamais vai acontecer. Lula nunca poderá ser candidato. O fim dele já foi selado no dia 24 de janeiro! Partido e partidários precisam virar a página e procurar uma terapia! Urgente!
 
Terça-feira, 13
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga na terça-feira, 13, os recursos ordinários de seis deputados e uma ex-deputada sergipana em ações que pedem suspensão de mandatos e de direitos políticos como resultado das investigações do mau uso de verbas de subvenção da Assembleia Legislativa de Sergipe. Eles já foram condenados pelo TRE e recorrem à instância superior. Serão julgados: Adelson Barreto, Augusto Bezerra, Capitão Samuel, Gustinho Ribeiro, Jeferson Andrade e Zezinho Guimarães, além da ex-deputada estadual e atual conselheira do Tribunal de Contas, Susana Azevedo.