Pirro | 10 de Jan de 2018 - 11h01

Desrespeito aos aposentados

imagesNFOSR39A.jpg

Quem olha pelos inativos de Sergipe?


Ver o Governo do Estado se lamuriando que está em crise e dizer que faz o possível para conseguir pagar os servidores já virou a resposta padrão que a Secretaria da Comunicação dá toda a vez que é questionada sobre atrasos e parcelamento de salários. No entanto, isso não convence os aposentados, que são, de longe, a categoria mais afetada com o desarranjo financeiro.
Desde julho de 2017 que aposentados e pensionistas do Estado têm recebido suas remunerações com atraso e parceladas, em claro desrespeito a quem já cumpriu com sua jornada de trabalho e com quem tem, em muitos casos, mais despesas que o servidor da ativa, e que, por essa razão, precisa com mais urgência de dinheiro.
Não é difícil encontrar aposentados que só têm quitado as contas do mês em atraso por causa do perverso calendário imposto pelo Governo. Eles acabam punidos duas vezes. Perdem pelo atraso, pois sempre são os últimos da folha a receber, e perdem para os juros, que viraram o vilão mensal dos ex-servidores.
No final do ano passado, o governador Jackson Barreto anunciou uma medida demagógica e inócua: ele, o vice, secretários e gestores do primeiro escalão seriam os últimos da folha a receber salários, dando a entender que eles estão se sacrificando pelos demais trabalhadores. Ora, isso não altera a percepção do caso! Se os aposentados seguirem sem receber fora da data prevista, continuarão com contas atrasadas e pagas com juros. A situação de humilhação não se alterará!
E parece fácil entender por que o Governo abusa da boa vontade dos aposentados. Afinal, eles não podem fazer greve, não podem parar o Estado, não conseguem nem protestar. Imagine se, de uma hora para outra, a Secretaria da Fazenda decidisse que seriam os servidores da Educação os últimos a receber? O poderoso Sintese, sindicato dos professores, colocaria sua tropa nas ruas e não daria sossego ao governador Jackson Barreto até voltar a receber em dia e em primeiro lugar.
Por falta de representatividade, os aposentados ficam no fim da fila, com contas em atraso, tristeza e sensação de humilhação. E não há quem olhe por eles! Cadê a OAB? Cadê o MP? Por que não entram na Justiça exigindo o pagando dos aposentados até o quinto dia útil do mês? Os servidores mais vulneráveis necessitam dessa ajuda!
 
Mais um
 
O Brasil é o país campeão em número de sindicatos, e mesmo com a extinção da Contribuição Sindical, eles continuam se proliferando. Em São Paulo, um vereador conhecido como Vavá dos Transportes (Podemos, ex-PT) propõe a criação do “Sindicato de Motoristas de Aplicativo”, que reúne condutores do Uber, 99 e Cabfly. Como os motoristas dessas plataformas não possuem vínculo empregatício, afinal são eles que determinam suas jornadas de trabalho, o novo sindicato terá uma tarefa que nada tem a ver com emprego. Ele pretende “proteção” aos motoristas em áreas violentas. Fica a dúvida: é sindicato ou segurança particular? Melhor tratar como milícia? Outra pergunta: quanto tempo demorará para que Aracaju também tenha seu “Sindicato do Uber”?
 
Cortes no Bolsa
 
Cerca de 8 mil famílias em Sergipe perderão o benefício do Bolsa Família este ano. De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), o resultado de uma auditoria, que cruzou dados da Receita, bancos, folhas de pagamento e outros programas sociais, constatou que elas estavam fora do critério legal para receber o beneficio, ou seja, essas famílias não possuíam renda máxima de até meio salário-mínimo per capita.
 
Chapa quente
 
Em entrevista à radialista Magna Santana, a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), confirmou que poderá disputar um cargo nas eleições deste ano. Eliane poderia se candidatar à Câmara Federal, Senado ou ainda ser vice em alguma chapa para o Governo. Ela diz que ainda é cedo para decisões e que “muita água ainda vai rolar sob essa ponte“. O certo é que a vice é uma excelente chamadora de votos, pois o eleitor a associa automaticamente ao legado do ex-governador Marcelo Déda, de quem Eliane é viúva. Ela esquenta qualquer chapa!